Dicas para Salão Beleza

Dicas e Atrativos para um salão de beleza


Atualmente o que está chamando mais a atenção das mulheres da atualidade são as centenas de salões de belezas que estão espalhadas pelo Brasil a fora.

Como todo mundo sabe a vida atual está cada vez mais corrida e com isso as pessoas, principalmente as mulheres não conseguem fazer tudo que queriam, pois tem dezenas de tarefas para fazer em um único dia e isso faz com que a procura por salões de belezas que possuam um conforto ambiental e que faça com que elas saiam da rotina está sendo cada vez mais procurado.
Os salões de beleza atuais estão à procura de proporcionar um bem estar em relação a sensações agradáveis. Nada mais chato e desconfortável que entrar em um salão de beleza e sentir aquele calor causado pelo uso dos secadores e aquele excesso de claridade.
Os aparelhos indispensáveis nos locais deste ramo é ar condicionado, porém às vezes isso pode tornar o local frio e ninguém irá lá.

Já para as lâmpadas o ideal é cores frias e halógenas que iluminam bem e não liberam tanto calor quanto as outras lâmpadas existentes no mercado.

Aqui vão as dicas dos aparelhos e mais indicados para garantir que o seu salão de beleza seja o mais agradável possível:
  • Ventilação Natural com janelas que possibilitam uma ventilação cruzada que sempre irá renovado;
  • Iluminação Artificial, com uma fachada bem projetada e agradável durante a noite chama a atenção para o estabelecimento e a iluminação artificial é também muito utilizada para iluminar a paisagem do lugar, dando uma valorização dos ambientes, proporcionando a harmonia e bem estar;
  • Acústica, um salão deve ter logo na fachada do estabelecimento para evitar a entrada de som e dentro do estabelecimento algum alguma música que transmita som ambiente para fazer com que os clientes consigam descansar.
Graças ao maior poder de compra da classe C, o mercado de beleza e estética no Brasil nunca esteve tão aquecido. Dados do Euromonitor, instituto especializado em hábitos de consumo, indicam que os brasileiros já ocupam o segundo lugar no ranking global em compra de produtos para os cabelos.
O aumento da formalização de pequenos negócios também comprova a boa fase do setor. Segundo a coordenadora de Serviços do Sebrae, serviço de apoio à empresa, Andrezza Torres, entre 7% e 9% do total de empreendedores individuais – pessoa que trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário – espalhados pelo país são cabeleireiros.

Andrezza Torres e a gestora da área de beleza e estética do Sebrae-SP, Elderci Garcia, destacam cinco dicas para quem pretende entrar nesse setor ou busca melhorar a lucratividade de seu negócio. “O ponto zero é gostar de lidar com pessoas. Salões de beleza não são apenas prestadores de serviços. Eles proporcionam qualidade de vida aos clientes”, diz a gestora.

No Nordeste, os cabeleireiros são a maior categoria dentro do empreendedorismo individual, com 15% do total. “Em São Paulo, o percentual chega a 12%. Em toda a região Sudeste, os cabeleireiros já representam o segundo maior grupo de empreendedores individuais, perdendo apenas para os comerciantes”, afirma Andrezza Torres.

Apesar desse movimento de formalização, 60% das empresas do segmento ainda não têm registro e essa é uma das principais causas do fracasso. “O mercado responde à maior procura tornando-se muito mais competitivo. Por isso, sem capacitação técnica e administrativa o empreendedor, independentemente do porte, não conquista o sucesso.”
Formalize-se
A formalização é a maior prova que você pode dar ao mercado de que atua no ramo por opção e não por falta dela.

Em todo o país, quem fatura até R$ 60 mil por ano pode acessar o Portal do Empreendedor e fazer a inscrição como empreendedor individual. Após o cadastramento, o CNPJ e o número de inscrição na Junta Comercial são obtidos imediatamente e não é preciso encaminhar nenhum documento.

Na capital paulista, quem está dentro do limite de receita bruta anual igual ou menor que R$ 60 mil pode se valer das facilidades do Eu Sou Mei (Microeempreendedor Individual). O programa oferece pontos de cadastramento para empreendedores individuais em unidades do Sebrae, eventos e, até mesmo, a visita de um consultor para a regularização. As inscrições são gratuitas, basta apenas apresentar cópia da carteira de identidade. Para saber mais acesse o site.

Entenda o mercado
Antes de abrir um salão de beleza, é preciso pesquisar o mercado onde se pretende atuar. Entidades de classe, como sindicatos e associações, são também boas fontes. No site do Sebrae, há vários artigos e estatísticas sobre o setor.

Pelo telefone 0800 570 0800, o interessado em montar seu próprio negócio pode ainda solicitar uma consultoria do Sebrae para que seja estudada a região onde ele pretende oferecer seus serviços. “Trata-se da ferramenta on-line Bússola. Com ela, o consultor consegue obter a renda média das pessoas que moram naquele área, dados demográficos e informações sobre a concorrência”, afirma a gestora Elderci Garcia.

Planeje
Mesmo quem já abriu as portas sem planejar deve fazer o plano de negócios. O manual estrutura o fluxo de caixa da empresa, a divisão de tarefas, os padrões de atendimento, o plano de marketing, aspectos jurídicos, missão, visão e valores. “Enfim, é tradução da empresa no papel. Representa um retrato do estágio inicial, mas é também a documentação das metas e objetivos. Não dá para seguir em frente sem ele”, afirma Andrezza Torres.

Conheça fontes de financiamento
Segundo as especialistas do Sebrae, um erro comum é alijar o patrimônio para abrir um negócio. Obter recursos via crédito pessoal ou cheque especial são também armadilhas comuns de se cair.
O correto é o empreendedor buscar financiamento como pessoa jurídica, pois os juros, via de regra, são menores. “Não são todos os bancos que oferecem linhas de crédito específicas para empresários do ramo da beleza e estética, mas muito têm planos especiais e o empreendedor deve conhecer todos para poder comparar e escolher o melhor”, afirma Andrezza Torres.

Atenda bem
No setor de serviços, atendimento é muito importante. No ramo de beleza e estética, no qual as experiências estão ligadas às sensações e ao toque, ele é tudo. “As pessoas passam horas no salão, não só para fazer as unhas. Elas vão para relaxar e se presentearem com um momento de descontração. Bater um bom papo, em um ambiente agradável, tomar um café; tudo isso faz parte do atendimento”, diz Elderci Garcia.

Fonte: dicasgratisbrasil.com e economia.uol.com.br/ultimas-noticias

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Ações de MarketingMuitas pessoas não têm idéia de quanto custa determinados investimentos em marketing e que muitos deles podem ser feitos sem gastar um centavo. Separei algumas opções de como investir gastando muito pouco.
 
Website: é impressionante que na era da Web 2.0 há empresas ainda fora da internet. Se o problema é a falta de verba, saiba que a empresa pode montar ela mesma o seu site. As plataformas "open source" (código aberto) é em minha opinião a ferramenta ideal para começar na internet. As plataformas disponíveis são Joomla, Wordpress, Plone e Drupal, sendo as duas primeiras as mais conhecidas.

Comece seu site, coloque fotos e conteúdo pertinente ao seu público. Com um pequeno investimento no registro de domínio, você pode ter um site com o nome da sua empresa. O registro por um ano custa R$ 30,00 no Registro.br. Depois haverá apenas o custo de hospedagem, que na internet é fácil achar empresas cobrando míseros R$ 7,00 reais por mês.

Projeto Salão de Beleza

 

Fotos: Arquiteta dania tucci


Pesquisa: conhecer o seu cliente talvez seja a melhor maneira de tomar decisões no dia-a-dia do seu negócio, porém, ficam inúmeras dúvidas de como fazê-la sem a ajuda de uma empresa ou o que saber sobre os clientes. Bem, a primeira coisa é determinar como coletar essas informações. Pode ser via site, e-mail, formulário, entrevista via telefone, ou qualquer outra forma que seja mais cômoda para você.

Sugiro obviamente coletar algumas informações que acredito que sejam básicas para qualquer negócio: Nome, endereço, telefone residencial e comercial (quando aplicável), e-mail, como conheceu a sua empresa, dar espaço para críticas e melhorias. As informações irão variar muito do seu tipo de negócio, por exemplo, para um hotel pode ser importante saber se o cliente tem filhos ou não ou se está se hospedando a trabalho ou lazer.

Você pode achar resistência de clientes para responder pesquisas, e se esse for o seu caso, você pode dar um pequeno mimo ou desconto numa futura compra caso a pesquisa seja preenchida. Imagina sair da loja com um vale de R$ 20,00 reais para próxima compra ou de 10% de desconto! Além de ter uma pesquisa em mãos, terá um cliente satisfeito e que irá voltar para gastar mais ou até mesmo indicar para outros dando os respectivos vales. Tabule a pesquisa numa planilha Excel, faça gráfico e tenho certeza que irá se surpreender com o que vai descobrir sobre seus clientes e seu próprio negócio.

Promoções: o maior custo de algumas empresas é custo de não vender, por isso faça promoções. Se suas vendas são sazonais, como um bar que somente lota alguns dias da semana ou uma empresa de brindes que vende muito mais no segundo semestre do ano, a saída é fazer promoções incentivando a compra nos outros períodos. Uma prática muito comum em bares e restaurantes é o famoso "pague 1 e leve 2" que acaba atraindo clientes em dias menos movimentados. Faça cartões de fidelidade, incentivando o cliente a se tornar fiel e obviamente optar pelo seu negócio ao invés de outro similar. Dê descontos em períodos em que naturalmente as vendas são mais baixas, tentando antecipar pedidos que fossem feitos na época de alta.

Divulgue localmente o seu negócio: não importa se é um escritório de contabilidade ou uma auto-escola, os vizinhos podem ser seus clientes também. Num escritório de contabilidade instalado em um prédio comercial tem fácil acesso aos nomes das empresas e responsáveis pelas mesmas ali instaladas. Telefone e marque para tomar um café. Se não sair um novo cliente dali, pelo menos uma pessoa a mais conheceu o seu negócio.
Já uma auto-escola pode fazer promoções em conjunto com um salão de beleza. Por exemplo, os clientes do salão podem ter uma aula teste grátis na auto-escola enquanto que os clientes da auto-escola têm 15% de desconto no corte do salão. Parcerias comerciais custam nada e dão retorno certamente.

Surpreenda, dê mais do que o cliente espera: gerenciar expectativas é a melhor forma de ter clientes satisfeitos e fiéis, por isso não entregue apenas o que é comum ao seu serviço. Crie diferenciais quanto à concorrência. Imagine uma lavanderia que faz pesquisa e coleta informações dos clientes que consequentemente acaba conhecendo seus principais clientes e suas rotinas. Com isso, podem ser feitas ligações para os clientes antecipando coletas de roupas, ou oferecer uma condição especial em aniversários.

Um hotel pode vender um pacote de núpcias e receber o casal com uma garrafa de champagne no quarto.

Um corretor de seguros de carro sabe exatamente quando seu seguro vai vencer, e você sempre se surpreende quando ele te liga pontualmente dizendo que vai vencer e você se pergunta como ele lembra. Pois é, ele nos surpreende por que coleta as informações e as usa para continuar a venda. O mesmo corretor te liga quando seu filho está prestes a completar 18 anos para oferecer os seus serviços caso pretenda presentear seu filho. Faça como o corretor de seguros, surpreenda.
Fonte: dicasgratisbrasil.com e economia.uol.com.br/ultimas-noticias e artigonal.com

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